imparcialmariana@hotmail.com

ESTE JORNAL NÃO É ÓRGÃO DE NENHUM PARTIDO OU ORGANIZAÇÃO POLÍTICA!

19/05/2012

Apesar de toda proganda anti-comunista, russos ainda admiram Stalin, como o libertador da humanidade!

Um retrato do histórico líder soviético Josef Stalin colocado em um ônibus nesta quarta-feira (5) provocou polêmica na cidade russa de São Petersburgo.A imagem de Stalin foi colocada por iniciativa de um grupo de internautas, poucos dias antes do 65º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha de Hitler, que será celebrado em 9 de maio.O ônibus foi decorado com o retrato de Stalin para a comemoração do 9 de maio, "Só desejamos destacar o papel-chave que Stalin desempenhou na vitória do Exercito Vermelho contra as tropas nazi-fascistas durante a II Guerra Mundial."

17/05/2012

VANDALISMO EXPRESSA A DECADENCIA MORAL EM MARIANA! SIMBOLO DA LIBERDADE É DESTRUIDO POR "ALUNOS'' DO CURSO DE JORNALISMO DA UFOP!

Os monumentos históricos são a marca da região dos inconfidentes. Na madrugado do último sábado (26) o poste de iluminação da Praça Cláudio Manoel, também conhecida como Praça da Sé, foi quebrado pelos alunos do curso de Jornalismo, Gabriel Campbell, de 19, e Rolder Wangler Santana, de 21. O ato causou indignação em muitos marianenses que consideraram a ação como vandalismo. O poste de iluminação tinha a estrutura de pedra sabão do fim do século IX, com luminárias e 3,5 metros de altura, e havia sido reformado em 2008, quando até então o local era usado como estacionamento. A reforma tentou resgatar a estrutura arquitetônica que o ambiente tinha por meio da revitalização do chafariz e da construção do monumento no centro da praça.Os dois universitários teriam se pendurado na luminária, quando ela se quebrou e caiu no chão da praça, conforme informações da polícia. Rolder machucou o pé e foi levado para um hospital, indo depois para a delegacia prestar depoimento, o outro acusado, Gabriel, não foi encontrado na noite do incidente pela polícia; no dia seguinte o acusado prestou depoimento a polícia civil.Para evitar maiores danos ao monumento, a Secretária de Cultura e Turismo, Walkiria Carvalho, chamou o mestre de obras em cantaria, Edniz José dos Reis, para junto com funcionários da prefeitura, remover os destroços para o Centro de Atendimento ao Turista (CAT).Segundo Rolder Wangler o acidente poderia ter acontecido com qualquer pessoa. Ele disse que ao tentar ajudar seu amigo a descer do monumento, o poste caiu. “Foi uma fatalidade o que ocorreu. Eu não vou fugir da minha responsabilidade. Vou responder a justiça pelo que fiz”, afirmou o estudante.O Ministério Público Estadual vai instaurar inquérito para apurar as responsabilidades. De acordo com a comandante da Guarda Municipal, Letícia Delgado, os gastos com o conserto do monumento ficarão a cargo estudantes. Delgado ainda explicou que pelo Código Penal os dois envolvidos no incidente, caso sejam considerados culpados pela justiça, poderão pegar de seis meses a três anos de detenção, além do pagamento de multa.Para algumas pessoas o incidente recebeu uma supervalorização que não devia, principalmente porque muitos estão utilizando o nome da universidade para generalizar o comportamento de todos os alunos da UFOP. “Eles têm que pagar pelo que fizeram, é claro. Mas o que está acontecendo é que estão generalizando. Não acho que deveria envolver o nome da instituição”, desabafou uma estudante do curso de Jornalismo que preferiu não se identificar.

Fonte: Jornal Ponto Final - Romulo Passos.

CONFLITO ENTRE GUERRILHEIROS CURDOS E GOVERNO DA TURQUIA RESULTA NA MORTE DE 5 PESSOAS!

Foi noticiada, em 8 de maio, a queda em combate de cinco membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) durante um tiroteio com as forças de repressão do Estado turco na província de Bitlis, sudeste do país.Segundo um comunicado do escritório do governador da região, uma patrulha turca se encontrou com um grupo do PKK e teve início o confronto armado. Dos cinco combatentes mortos, dois seriam mulheres.A província de Bitlis é um dos principais cenários de enfrentamentos entre a resistência curda e as forças policiais. Os embates se intensificaram em toda a região e o Estado fascista da Turquia vem promovendo intensa campanha para combater a resistência popular.O PKK dirige, há anos, a luta de libertação do povo curdo e sofre brutal repressão do Estado reacionário da Turquia. Agências internacionais de notícias têm dado conta de ações conjuntas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão — Forças de Defesa Popular (PKK – HPG) e do Partido Comunista da Turquia (Marxista-Leninista) / Exército de Libertação dos Operários-Camponeses da Turquia (TKP/ML - TIKKO). Essa aliança tem fortalecido imensamente a luta de libertação do povo curdo e contribuído para o avanço da guerra popular na Turquia, dirigida pelo TKP/ML.

15/05/2012

"Os maoístas estão ganhando a batalha!" - Reconhece governo indiano!

No mês Maio, o Governo indiano iniciou uma campanha nacional de  difamação da Guerra Popular dirigida pelo Partido Comunista da Índia (Maoísta) — PCI (M).O governo colocou anúncios pagos em vários veículos do monopólio da imprensa daquele país com o objetivo de reduzir o apoio popular à Guerra Popula, nos últimos meses, o governo da Índia admitiu  que não tem alcançado êxitos no combate à guerrilha, que novamente a qualificou como "a ameaça interna mais grave".  

 


14/05/2012

VILA BANDEIRA VERMELHA COMEMORA 13 ANOS!

 No dia 05 de maio de 2012, em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, foi celebrarado os 13 anos da Vila Bandeira Vermelha.A Vila Bandeira Vermelha tem um histórico riquíssimo e é exemplo de luta para todos que defendem uma política justa e que sirva aos interesses do povo: no dia 26 de abril de 1999, enfrentou 600 policiais da temida polícia mineira em um terreno público abandonado no bairro Bandeirinhas, em Betim. Repressão tão grande, que dois mártires do povo foram assassinados a mando do prefeito Jésus Lima(PT): o operário Elder, que filmou toda a ação policial, foi atingido com a câmera em punho, registrou cada instante até a sua queda com um tiro no joelho e outro no abdômen. E o outro, Erionides, ao socorrer uma companheira que levara um tiro no joelho, foi assassinado covardemente com um tiro nas costas.A luta da vila não foi em vão! Centenas de famílias conseguiram seus terrenos e casas para morar, graças as ações combativas e organizadas do povo, junto à LPM (Luta Popular pela Moradia).O movimento estudantil (através principalmente da UCMG – União Colegial de Minas Gerais) teve um importante papel nesta batalha, como ajuda durante a tomada, divulgação em escolas e universidades, além da arrecadação de toneladas de alimentos para as famílias. E neste momento, de 13 anos de consolidação da Vila Bandeira Vermelha, os estudantes não podiam ficar de fora.Estudantes de pedagogia, geografia, serviço social e secundaristas, participaram da celebração. Foi realizado um dialógo de quem estava em 1999, com aqueles que ainda não conheciam a história, para manter vivo seu passado. Além disso, foram realizadas atividades lúdicas com as crianças, brincadeiras animadas e fogos de artifício, além de ser cantada a música da Vila Bandeira Vermelha!É tarefa dos estudantes combativos e que defendem a transformação radical de nossa sociedade, defenderem e participarem da luta pela terra, tanto no campo como na cidade! Somente em contato direto com os operários e camponeses, os estudantes se firmarão na defesa de todos os povos explorados, do Brasil e do Mundo.